Entre todas as cerimônias religiosas que são realizadas na Itália para celebrar a Páscoa, a que merece um maior destaque é a procissão de Nossa Senhora das Dores, que é celebrada no Sábado Santo em Nocera Terinese, na província de Catanzaro.




Esta procissão está diretamente ligada ao ritual de "Vattienti" (em italiano significa "Battenti", "flagellanti", auto flageladores em português). 




O rito prevê auto-flagelação do penitente para a liberação de grandes quantidades de sangue.




O "Vattiente" veste um short preto ou vermelho, curto e apertado, deixando as pernas nuas e em sua cabeça carrega uma coroa de espinhos.




O romeiro exerce uma massagem forte em suas pernas, este tratamento permite um rápido influxo de sangue nos capilares superficiais das pernas.




Logo após, ele utiliza um disco de cortiça onde foram pregados treze pedaços de vidro, ao qual chamam de “lança”, para se mutilarem durante todo o percurso.



Quando os romeiros sentem que o sangue está parando de escorrer, batem novamente as lanças em suas pernas, para que grande quantidade de sangue jorre.




As ruas e a entrada da igreja ficam lavadas de sangue.




O curso de cada um "Vattiente" termina quando eles encontram a estátua de Nossa Senhora das Dores, onde ajoelhar-se em adoração a mesma. Neste ponto sua missão pode ser considerada finalizada.




Acompanhe abaixo mais algumas fotos do rito de auto flagelação:






















Vídeo do Ritual: